Website about Cyber Security and Network

Como Instalar o CentOS 7 no Raspberry PI 3

C

Fala pessoal Beleza?

Ultimamente tenho usado muito o Rasp em meus laboratórios de rede junto com o GNS3, então resolvi escrever um breve tutorial de como instalar o CentOS no Raspberry PI 3.

Este artigo é como uma receita de bolo, segue o passo a passo e seja feliz 😀

1 – Crie uma pasta no windows, eu chamei de CentOS-RPI3, e salve tudo o que vc precisa lá dentro

2 – Acesse este site https://rufus.akeo.ie e baixe o RUFUS, pode ser a versão portátil se vc não quiser fazer a instalação.

3 – Próximo passo, é baixar a imagem do CentOS preparada para rodar em dispositivos arm. Comece acessando este link CentOS for arm, vc vai chegar na página abaixo. Cliquei no link indicado pela seta vermelha

4 – Na próxima tela, baixe o arquivo em destaque. Essa é a imagem que vai rodar no Rasp3

5 – Lembre-se de salvar tanto o RUFUS como o arquivo de imagem na pasta que criamos no passo 1. Antes de seguir adiante, é necessário descompactar o arquivo baixado. Eu usei o WinRar, mas você pode usar outro programa como o 7zip ou WinZip. O Arquivo descompactado tem aprox 3,1Gb.

6 – O armazenamento primário do Raspberry PI 3 são cartões SD. Para o CentOS o minimo recomendado é de 4Gb, mas acho que fica muito pouco, melhor usar no mínimo um cartão de 8Gb, mas o ideal é um de 16 Gb classe 10.

7- Insira o cartão SD selecionado no PC usando um adaptador, e carregue o RUFUS. Ao aparecer a tela abaixo, mantenhas as opções pré-definidas, e clique no botão destacado, para carregar a imagem do CentOS descompactada no passo 5.

8 – A nova tela apresenta a imagem carregada no RUFUS (seta vermelha). Vamos clicar no botão iniciar, e aguardar a cópia da imagem inicializável para o cartão SD. ATENÇÃO!!! Todos os arquivos do cartão serão apagados. O processo demora aproximadamente 5 minutos.

9 – Assim que o processo for concluído, insira o cartão no slot SD do Rasp3, e conecte o cabo de rede na porta LAN como destacado na figura;

10 – (tá acabando :D) Hora de ligar na tomada e acompanhar o boot, caso vc tenha ligado um monitor na saída HDMI;

11 – Agora que o CentOS está funcionando, vamos acessar o servidor via SSH usando o PUTTY. Para baixar acesse este link, e escolha a versão de acordo com seu sistema operacional (32 ou 64 bits).

12 -Para identificar o IP que está atribuído ao Raspberry, acesse a interface de gerenciamento do seu roteador, no nosso exemplo o endereço é “192.168.1.1″

13 Com o IP anotado, carregue o PUTTY e acesse o servidor. Caso apareça uma msg de segurança, clique em “SIM”

14 – Pra terminar, assim que for solicitado as credenciais entre com:

  • login: root
  • senha:centos

Pronto! Você está conectado como administrador.

15 – Para confirmar a versão instalada, digite no prompt hostnamectl

FIM.

Agora que chegamos ao final, é só enriquecer as funcionalidades do servidor, de acordo com sua necessidade. Alguns exemplos: Servidor de Arquivo (Samba), Servidor web (Nginx, Apache), Firewall (Pfsense), Servidor DHCP, servidor FTP etc.

Obrigado pela leitura, espero que artigo tenha sido útil.

Desejo a todos longos dias e belas noites.

Abs.

Artigo originalmente publicado em https://www.linkedin.com/pulse/como-instalar-o-centos-7-raspberry-pi-3-fernando-teixeira/

About the author

FERNANDO TEIXEIRA

Palestrante e Pesquisador da área de Redes e Segurança da Informação.
Acesse meu perfil no linkedIn
https://www.linkedin.com/in/fer-nandoti/

Add comment

By FERNANDO TEIXEIRA
Website about Cyber Security and Network

Posts recentes

Arquivos

Categorias

FERNANDO TEIXEIRA

Palestrante e Pesquisador da área de Redes e Segurança da Informação.
Acesse meu perfil no linkedIn
https://www.linkedin.com/in/fer-nandoti/

Get in touch